quinta-feira, 8 de maio de 2014

Uso de suplemento



Você conhece todos os tipos de suplementação, suas indicações e contraindicações? Aprenda
O uso de suplementos nutricionais no mundo dos praticantes de atividades físicas é cada vez maior, principalmente de forma indiscriminada e sem orientação. Deve-se tomar muito cuidado quanto ao uso destes produtos, uma vez que problemas podem ser causados, tais como o ganho de peso, desequilíbrio na ingestão de nutrientes, sobrecarga renal e até mesmo efeitos colaterais como taquicardia, ansiedade e insônia, no caso de estimulantes.
De modo geral, é importante sempre priorizar o uso de alimentos naturais para fornecer os nutrientes necessários para bons resultados com a prática de atividades físicas regulares. A partir de uma avaliação nutricional completa, é possível verificar a real necessidade da utilização de algum tipo de suplemento, a fim de otimizar os resultados e/ou facilitar e garantir praticidade na rotina alimentar. O uso de suplementos e a recomendação dos mesmos é individual e deve ser feita por um profissional de saúde habilitado.
Quais os tipos de suplementos mais conhecidos e utilizados na prática?

1 Whey Protein, BCAA e Caseína
De modo geral, este suplementos são fontes de proteínas e devem auxiliar na manutenção e/ou ganho de massa muscular, além de auxiliar na garantia do aporto proteico diário necessário. O Whey Protein nada mais é do que a proteína do soro do leite, de alto valor biológico e fácil absorção, além de comprovada eficácia para a manutenção e ganho de massa muscular. Toda proteína é formada por aminoácidos, sendo que existem aminoácidos que são essenciais, ou seja, nós não produzimos e devemos ingeri-los por meio da alimentação.

Os BCAAs são estes aminoácidos essenciais, e o Whey Protein é formado por eles. Sendo assim, não há necessidade de consumir estes dois tipos de suplemento simultaneamente.
A caseína, por sua vez, é outra fração de proteína do leite e, diferentemente do Whey Protein, possui absorção lenta. Em um copo de leite, 80% das proteínas são caseína e 20% são as do soro do leite.

2 Creatina
A creatina é utilizada para otimizar certos tipos de práticas esportivas a partir do aumento da força. Com a melhora da capacidade de força, o indivíduo é capaz de aumentar sua carga de treino, culminando no melhora da performance e/ou no ganho de massa muscular. Já foi comprovado que este suplemento não acarreta danos à saúde, mas tem efetividade específica para certas atividades e como qualquer outro deve ser recomendado por um profissional habilitado.

3 Maltodextrina
A maltodextrina é um suplemento energético, ou seja, um tipo de carboidrato utilizado para aumentar o aporte de energia diário. Este tipo de suplemento é mais utilizado pela praticidade, sendo muito recomendado para atividades esportivas de longa duração ou como pré-treino em situações específicas nas quais se deseja praticidade e rapidez.

4 Termogênicos
Os suplementos termogênicos são utilizados para aumentar o gasto energético do indivíduo ao longo do dia e da prática de atividades físicas. Vale ressaltar que este tipo de suplemento possui contraindicações, além de poder causar uma série de efeitos colaterais se for utilizado de maneira inadequada. Existem vários tipos e marcas no mercado, e a maioria contém cafeína, chá verde, laranja amarga, entre outros. A utilização deste tipo de suplemento deve ser recomendada com cautela e é necessário se ater às características e problemas de saúde pré-existentes, além de avaliar cautelosamente a composição do suplemento escolhido.

Não se esqueça, procure um profissional habilitado para avaliar a real necessidade do uso de suplementos nutricionais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário