quinta-feira, 29 de maio de 2014

A HORA E A VEZ DAS BICICLETAS


Ganhamos um espaço nas cidades, esse meio de transporte tão singelo quanto antigo pode ser a salvação para diminuirmos os carros na rua e a poluição no planeta.

Lembra  da  alegria de pegar a bicicleta quanto criança e sair pedalando na rua, no parque, com os amigos? Esse veiculo está se tornando, cada vez mais, além de um simples lazer, uma alternativa viável de transporte nas cidades. Ganhamos cada dia mais espaço em locais como Paris e Nova York, elas podem ajudar a diminuir o numero de carros, uma necessidades dias de hoje. As cidades que ainda não mudaram o rumo de privilegio ao automóvel, construído durante o século 20, encontram-se imóveis, congestionadas, poluídas e com seus espaços públicos degradados, diz Thiago Benicchio, diretor-geral da Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbano de São Paulo). O carro é o mais ineficiente dos veículos para transporte pessoas, pois gasta muito mais recursos, como matéria-prima, ar, espaço nas ruas, tempo e combustível, e tudo isso para levar menos passageiros. Já as bicicletas são o contrario: ocupam pouco espaço, diminuindo a necessidade de construir avenidas e permitindo que se façam mais espaços de convivência; não poluem: gastam pouco matéria-prima: entre uma serie de vantagens. E elas podem ajudar no acesso ao transporte coletivo: se integradas aos terminais e estações , podem ajudar na mobilidade do cidadão, afirma Thiago.


Saia Pedalando

Gostou da ideia? A bicicleta como transporte pode sim ser para você. Não é preciso ser atleta: como exceção de pessoas com problemas crônicos de saúde, todos podem pedalar. O primeiro passo é entender que andar de bicicleta na rua não é o mesmo que andar no parque. Na rua , a magrela é um veiculo e faz parte do transito e, assim, tem direitos e deveres.

Prefira começar em um final de semana, quando menos carros estão nas ruas. A primeira coisa é se ambientar com a bicicleta, diz Thiago. Depois, ambientar-se com o transito, entender sua dinâmica. É importante se fazer visível e se comunicar com os motoristas. Indicando mudanças de direção, usar coletes refletivos ou luzes, gesticular e outras atitudes de visibilidade ajudam bastante. Na hora de escolher o trajeto, prefira caminhos alternativos. Fuja das ruas e avenidas movimentadas. Você não precisa usar a bicicleta para tudo que faz na vida. Mas , com certeza, pode usá-la de vez em quando, em alguns deslocamentos para percorrer pequenas distâncias. O percurso pode ser muito mais agradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário