1– Elas são feias
Algumas pessoas insistem que rodas menores são mais bonitas
que as rodas maiores. No nascimento das 29 isso era verdade. A geometria das
bikes ficava estranha para que as rodonas coubessem. Mas atualmente com os
estudos de design e alteração das geometrias, as 29 estão ficando cada vem mais
harmônicas e bonitas.
2 – Desenvolvimento ruim
O departamento de marketing em qualquer indústria em o seu
dever a cumprir. Eles precisam se munir de fatos e números gerados pela área do
desenvolvimento. Em um mundo onde os números não significam tanto quando
sensações e experiências, existe uma tendência a questionar o desenvolvimento
das bikes e ignorar os fatos numéricos e estatísticas.
Mas antes da galera do Marketing sair tentando te convencer
de que a bike é realmente melhor. Os atletas e desenvolvedores das marcas estão
trabalhando a muito tempo tentando construir uma bike melhor.
3 – Conspiração de Marketing
Muita gente acha que as 29 apareceram só para que fosse uma
novidade e as marcas vendessem mais bikes. Nós não conhecemos
tantos ciclistas que saem correndo para comprar uma nova bike SÓ porque ela tem
uma roda maior. Nós não conhecemos nenhuma marca de bicicleta que
deliberadamente colocaria no mercado um produto pior para ter ganhos de curto
prazo e perder mercado no longo prazo para os concorrentes.
4 – Elas não são divertidas
Muitas pessoas migraram para as 29 e não voltam para as aro
26. Essas pessoas não são estúpidas. A maioria dos ciclistas simplesmente quer
se sentir bem andando em sua bike. Então isso indica que as 29 oferecem mais
diversão que as rodas menores para muitas pessoas, se não as pessoas voltariam
para as rodas menores.
5 – Dirigibilidade ruim
Apesar de serem apenas 3 polegadas de diferença, a
engenharia utilizada para construir uma 26 e uma 29 e seus componentes são
bastante diferentes. Por um tempo, pareceu que a indústria apenas estava
adaptando os produtos das 26 para as 29, prejudicando a performance. Mas
atualmente não é mais assim.
Se você é um “hater” das aro 29… Dê mais uma chance para a
bike.
Vários argumentos utilizados para
demonizar as 29, vem de pessoas que nunca nem testar as bikes em condições
reais de trilha.
Eu andava de 26 e quando mudei para a 29 foi amor a primeira
trilha. A tração é melhor, estabilidade, segurança, dirigibilidade… enfim… Vale
a penar ler esse artigo aqui para ver as diferenças de todos os tamanhos de
rodas. Vejam que a 26 é a que tem menos vantagens.
Acho que vale a pena também salientar que se a performance
das aro 29 fosse pior (principalmente nas subidas, como muita gente alega) os
ciclistas profissionais não colocariam em risco seus títulos e carreiras para
andar em bikes piores. Por mais que eles recebam para isso, sem vitórias e
performance eles não tem patrocínio. E as aro 26 sumiram das competições de XC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário