segunda-feira, 28 de julho de 2014

Quando as bebidas esportivas e os géis de carboidratos são necessários?

Soluções de glicose com minerais não substituem o consumo de água e só devem ser ingeridas quando a prática esportiva é intensa e de longa duração.



Quando e por quem devem ser utilizadas?

As bebidas esportivas ou soluções de glicose com minerais são indicadas para atletas e indivíduos que praticam exercício de resistência com duração acima de 1 hora ou de alta intensidade, em ambientes com temperatura elevada e alta umidade.
Os estoques de glicogênio muscular e hepático são limitados e precisam ser repostos através da alimentação e em alguns casos com a suplementação pelas soluções de carboidratos. A fadiga que ocorre em exercícios prolongados ou de alta intensidade está associada com baixos estoques e depleção de glicogênio muscular, hipoglicemia e desidratação.

Funções da suplementação com soluções de glicose e minerais:
- Repor água e sais minerais perdidos pelo suor durante a prática esportiva;
- Fornecer quantidade de carboidrato aos músculos para retardar a fadiga;
- Repor água e minerais perdidos pelo suor, permitindo que os atletas possam praticar sua atividade por mais tempo e prevenindo a queda da performance;
- Favorecer a rápida recuperação;
- Reidratar, prevenindo a desidratação.

Bebidas e Géis
As soluções são encontradas na forma de bebidas com 4 a 8% de carboidratos, sendo desenvolvidas com inúmeras combinações de carboidratos: glicose pura; frutose; mistura de glicose e frutose (sacarose); carboidrato complexo derivado do milho; maltodextrina ou a combinação desses carboidratos.
Os géis de carboidratos são carboidratos altamente concentrados, fácil de serem transportados, sendo utilizados com a mesma utilidade das bebidas esportivas, mas precisam ser utilizados com água.
Os minerais adicionados as bebidas ou géis de carboidratos são fundamentais em exercícios de endurance acima de 3 horas de duração. Normalmente são utilizados sódio e potássio.
Ingestão de carboidrato e redução dos níveis de cortisol
Um estudo realizado na Appalachian State University dividiu 2 grupos de maratonistas em corrida de alta intensidade em esteira por 2 horas e 30 minutos. Um grupo fez ingestão da solução com carboidrato e outro solução “placebo” (sem carboidrato) antes do exercício, a cada 15 minutos durante o exercício e no período de recuperação. Foram retiradas amostra de sangue dos corredores observando-se concentrações de cortisol (hormônio do estresse que suprime o sistema imunológico) mais baixas nos corredores que tinham ingerido a solução com carboidratos.

Atenção!

- As soluções de carboidratos não substituem a ingestão de água, devem ser utilizadas de acordo com o programa de treinamento.

- Trinta minutos antes da prática esportiva devemos ingerir 250 ml de água. Em atividades acima de 1 hora repor 400 a 800ml de água por hora.

- O consumo inadequado das soluções de carboidratos pode prejudicar o controle de peso, a pressão arterial, diabetes e função renal.

- O programa alimentar deve conter quantidades suficientes de carboidratos, combustível energético para a prática esportiva. Dietas com restrição de calorias e carboidratos pode reduzir a performance esportiva.


- A solução de glicose deve ser computada ao programa alimentar e ser utilizada como suplemento quando necessário, a alimentação é a base.

Nenhum comentário:

Postar um comentário