Os amantes da mountain bike ganham a partir desse mês uma inovação nos
câmbios das magrelas com o lançamento do câmbio eletrônico XTR Di2
(M9050), que oferece trocas de marchas mais rápidas, precisas e potentes
para as mais diversas condições de pilotagem. Nesse modelo, os
tradicionais cabos de aço e conduítes são substituídos por fiação
elétrica, o que garante baixa manutenção.
O esforço na hora de realizar as trocas também é menor, já que basta
apenas pressionar um botão eletrônico por meio de um trocador especial,
batizado de Firebolt. Também é possível customizar os botões de troca
esquerdo e direito para que controlem o câmbio traseiro ou dianteiro de
acordo com a preferência de cada um (tecnologia E-Tube), ou ainda
realizar múltiplas trocas mantendo o botão acionando por alguns
instantes.
O XTR Di2 também permite uma mudança de marchas sincronizada, controlando os dois câmbios com apenas um trocador. Assim, o atleta não precisa se preocupar em alinhar a corrente, já que as engrenagens se alinham da forma mais eficiente.
Segundo a Shimano, foram mais de 20 mil quilômetros em testes para que o produto fosse lançado "redondo" no mercado. O sistema E-Tube possui pré-definições de mapeamento das marchas mais usadas, mas também é possível criar uma configuração personalizada e, em caso de necessidade, é possível alternar entre um sistema e outro durante a pedalada.
O usuário tem controle sob todo o sistema através de um display digital, que permite visualizar o nível da bateria, a posição da marcha, o modo de troca de marchas (manual ou sincronizado) e o modo da suspensão. O display também funciona como uma porta para recarregar a bateria, que é a mesma utilizada nos grupos de Estrada.
Vídeo demonstra como funciona o Di2 em bikes de estrada:https://www.youtube.com/watch?list=PL-6xYbzC5qR2gZTcHB6yO71BbhYhSLCt4&v=hcpDlB8qrMY&feature=player_embedded
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